E aí, você é daqueles que tem mais de um antivírus no computador?
SIM? Então esse texto é pra você!
Ultimamente ando vendo muitas pessoas instalando diversos antivírus em seus computadores, e por esse motivo estou escrevendo sobre tal fato.
Para falar a respeito de tal assunto, inicialmente necessitamos saber como se comparta um antivírus, então vamos lá (lembrando que essa analise descrita abaixo é um padrão para os antivírus e não há nenhum tipo de analise avançado ou detalhado a ponto técnico):
Assinatura:
A palavra assinatura a qual falamos, não é a assinatura de licenciamento de software ou algo do tipo, a assinatura que falamos aqui é uma parte da ameaça que está dentro da linha de código da execução do processo que lhe fará ser infectado por alguma ameaça.
O primeiro passo do Antivírus, é realizar dentro da linha de comando se existe alguma assinatura conhecida ou similar de alguma ameaça conhecida.
Caso sim, é identificado o comportamento maliciosa alertando ou bloqueando a execução de ser prosseguida.
Ameaça:
Após a verificação da assinatura, o Antivírus continua a realizar a verificação dos processos que estão sendo executados, e se detectar alguma comportamento fora do comum, novamente alerta e ou bloqueia a ameaça de prosseguir;
Infecção:Caso algum arquivo seja infectado ou seja detectada alguma ameaça que já se hospedou em seu dispositivo, o Antivírus irá verificar através de uma varredura de arquivos a qual chamamos de varredura profunda ou rápida, a varredura rápida consiste em realizar a verificação dos arquivos do sistema, onde as ameaças costumam se manifestar, a varredura completa realiza a verificação dos arquivos do sistema de seus dados salvos no dispositivo.
Quarentena:
A maioria dos Antivírus possuem uma quarentena que serve como isolamento do arquivo infectado ou que tenha "desconfiança" de comportamento. Nesse local você pode liberar os arquivos (tenha certeza que o arquivo não é malicioso) e/ou excluir o arquivo excluindo assim também a ameaça.
Lembre-se que a quarentena tem um limite de tempo para você realizar o gerenciamento, caso o gerenciamento não seja realizado no período de retenção do Antivírus que costuma ser de 10 a 40 dias, o mesmo fara o gerenciamento automático e isso pode ser ruim pois se houver alguma ameaça a qual o Antivírus ainda não conhece por falta de atualizações, essa ameaça pode ser liberada e infectar seu dispositivo ou você também pode perder algum dado ou até mesmo sistema que esteja em sua maquina funcionando perfeitamente, mas que o Antivírus detectou como uma ameaça;
Desinfecção:
A desinfecção por muitas vezes é possível dependendo da ameaça, nesse momento o Antivírus com suas ferramentas integradas conseguem "reconstruir" o dado em sua forma original desinfectando e excluindo a ameaça do dispositivo.
Voltando a vários Antivírus na maquina, após entender seu funcionamento, segunda a BBC em cima de estudos sempre afirmou que ter mais de um antivírus no dispositivo pode ser uma péssima ideia.
Com isso imaginemos o processo descrito acima o que ocorreria com duas inteligencias realizando o processo porém de formas diferentes e com conteúdos diferentes.
Quais são os primeiros impactos?
- Inicialmente uma drástica queda de desempenho da maquina, isso por dois antivírus estarem realizando a varredura total ou de parte do HD da sua maquina, a fila de leitura e gravação do seu HD irá ficar imensa gerando lentidão, travamentos e até mesmo congelamento do sistema operacional;
- Conflito entre processos, como ambos Antivírus identificam os processos sendo executados, cada Antivírus detectará uma ameaça pois existe um processo realizando a verificação de todos os arquivos da maquina (detecção como ameaça). Isso poderá fazer com que ambos os Antivírus deixem de funcionar;
- Suas ameaças podem nunca ser detectadas ou se detectadas e não gerenciadas, as ameaças podem ser identificadas por uma inteligencia e liberada por outra.
- Seu dispositivo pode entrar em colapso devido os efeitos acima;
Sendo assim o que podemos realizar para deixar o ambiente estável?
Devemos entender que o Antivírus por si só não irá lhe garantir proteção se você não fizer a sua parte e mesmo assim, nenhum antivírus poderá lhe blindar de infecções e outras tipos de ameaça!
Abaixo vamos deixar alguns pontos que devem estar em dia para que seu antivírus possa fazer o trabalho dele.
- Gerencie muito bem as atualizações do Windows, mantenha tudo sempre em dia;
- Gerencie adequadamente as atualizações de softwares terceiros como Java, Adobe e verifique o que houve de melhorias nas novas versões e se faz sentido realizar tal atualização;
- Atualize frequentemente seu antivírus;
- Realize pelo menos duas varreduras completas por semana em seu dispositivo, lembre-se que a cada segundo novas ameaças são criadas e você pode estar vulnerável;
- Gerencie a quarentena do Antivírus e se houver dúvidas em questão de ameaças sempre exclua o arquivos ou ameaça;
No geral, como informado, nada disso garantirá que ainda assim você esteja 100% blindado, porém vale salientar que eu mesmo em 15 anos de uso avançado em computadores e outros dispositivos nunca se quer contrai alguma ameaça. Existem alguns cuidados que devemos tomar para que possamos ter um ambiente seguro como por exemplo:
- Não cesse sites que você não conhece ou desconfia;
- Fique atento com e-mails e arquivos recebidos de pessoas desconhecidas ou até mesmo anexos .PDF que quando você tentar abrir é solicitado a execução de algo;
- Cuidado com mídias externas como CD, DVD, Pendrives, Hds Externos de outras pessoas que não ligam tanto para seu ambiente;
- Remova os programas que você não utiliza;
- Leia atentamento tudo o que está dizendo na tela do seu computador antes de você sair clicando em tudo;
- E por ultima e mais importante, tenha uma cópia de segurança dos seus arquivos em outro ambiente separado do seu dispositivo, pois somente esse item poderá lhe fornecer novamente seus dados se todos as etapas acima falharem.
Qualquer dúvida utilizem o campo de comentários e sejam educados ;).

Nenhum comentário:
Postar um comentário