terça-feira, 26 de abril de 2016

Quem inventou a Internet? (Curiosidades)


Pessoal, hoje venho falar sobre que inventou a internet. Mas antes gostaria de avisar que eu apenas vou compartilhar o que sempre acreditei pois quando comecei na área foi o que eu ouvia. Depois de ler vários textos e falar com muitos conhecidos, professores e parceiros de área vou tentar passar um pouco do conteúdo que tive conhecimento.

Quando perguntava e lia livros sobre o inicio da internet, tudo começava com uma "história" de que o governo criou a internet com o intuito de poder manter o Pentágono operando suas linhas de comunicação mesmo sob ataque nuclear. Ok, isso não está errado, mas a verdade é muito mais interessante, e mostra como as inovações ocorrem no mercado, mostra também o quão difícil é criar empresas tecnológicas bem sucedidas mesmo quando o governo sai da frente.


Como disse ao perguntar sobre esse assunto para meus conhecidos e professores, ouvi muito a dizer sobre Vannevar Bush (ao clicar no nome você será redirecionado ao Wikipédia), ele foi o conselheiro da presidência dos EUA para assuntos tecnológicos durante a Segunda Guerra Mundial. Foi ele quem supervisionou o desenvolvimento do radar e do Projeto Manhattan. Em 1946, em um artigo escrito para a revista The Atlantic chamado "As We May Think", Bush definiu um ambicioso objetivo tecnológico para aquele vindouro período de paz: construir o que ele chamou de "memex"(ao clicar no nome você será redirecionado ao Wikipédia), por meio do qual "formas totalmente novas de enciclopédias surgirão, trazendo com elas uma malha de trilhas associativas prontas para ser adicionadas ao memex e então ampliadas."

Bem, na década de 1960, vários técnicos tentavam fazer com que as redes de comunicações separadas se unificassem de alguma forma em uma rede global que ficou conhecida como World Wide Web (Famoso WWW). Na época o governo americano estava envolvido com a ARPA (Advanced Research Projects Agency). A ARPA criou a ARPANET, que tinha o objetivo de interligar as bases militares e os departamentos de pesquisa do governo americano.

O objetivo real do governo americano não era o de manter suas comunicações durante um ataque nuclear, e tampouco a ARPA criou a internet. O próprio Robert Taylor (ao clicar no nome você será redirecionado ao Wikipédia) outro nome famoso no assunto, que comandou o programa ARPA na década de 1960, enviou um e-mail para os colegas em 2004 esclarecendo a questão: "A criação da ARPANET não foi motivada por considerações sobre a guerra. A ARPANET não era uma internet. A internet é uma conexão entre duas ou mais redes de computadores."


Se o governo não inventou a internet, então quem a inventou? Vinton Cerf (ao clicar no nome você será redirecionado ao Wikipédia), é mais um nome, foi o responsável por desenvolver os protocolos TCP/IP, que hipoteticamente falando é o transporte para os dados da internet. E Tim Berners-Lee (ao clicar no nome você será redirecionado ao Wikipédia), na minha opinião esse é o cara o MITO, merece os créditos pelos hyperlinks que são acesso aos conteúdos.

Tivemos vários nomes trabalhando em partes da internet até se tornar a internet que acessamos hoje.

Bom pessoal, resumidamente é isso, espero que tenham gostado do pequeno artigo sobre internet e lembrando que o escrito são relatos de pesquisas e conversas que tive por muito tempo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário